Um blog destinado à luta contra a instauração de uma nova ditadura no Brasil







quarta-feira, 8 de junho de 2016

O nevoeiro mental do pensamento doutrinário, perigo para a saúde mental em tempos de acirramento político.

O Dr. Lobaczewski descreveu em seu livro intitulado "Ponerlogia: Psicopatas no Poder" o caráter psicopatológico das ideologias. Mais precisamente, ele demonstra que as ideologias contém em seu âmago ideias que refletem uma visão anômala (ou doentia) do mundo (a declaração esquizoide no marxismo, por exemplo). 

As vítimas podem aceitar a ideologia parcialmente (com ressalvas) ou completamente (aceitação patológica). Entretanto, o instinto natural da maioria das pessoas faz com que elas a rejeitem completamente.

Quem pode negar que as famosas cusparadas do deputado *Jean Wyllys e as do ator global **José de Abreu constituem atos de pura histeria? Cuspir na cara dos outros nunca é considerado uma ação política, ou comportamento, pura e simplesmente, aceitável por pessoas normais. Também não os é defecar*** em público (sobre fotografias de desafetos políticos ou sobre qualquer outra coisa). 

Podemos citar vários casos de atos histéricos, como a introdução de objetos religiosos no anus em público como forma de protesto, ou os ataques físicos a pessoas que simplesmente não aceitaram a ideologia. A internet pulula com vídeos de casos como esses.  

Nosso instinto natural nos impele a satisfazer nossas necessidade fisiológicas apenas em lugares reservados ou privados. Ou alguém já viu uma privada no meio da sala de estar, na frente da televisão? O que são "pessoas normais" então, no sentido da psicologia? São pessoas com pleno controle racional sobre suas ações, que interpretam a realidade de maneira lógica e que são dotadas de um instinto natural saudável, independentemente de suas posições políticas.

Entretanto esses são apenas os casos mais visíveis e óbvios. Há também os conflitos psíquicos, nos quais as vítimas têm que conciliar o desejo de manter amizade ou relacionamento com pessoas cujas ideias ou preferências políticas são terminantemente proibidas pela ideologia. Quando você sente um certo ódio ou repulsa por uma pessoa (como um todo) por causa de uma preferência política dela, então você já não seria considerado psicologicamente saudável****. 

É por isso que o que mais se vê na política são "aliados" ideológicos (doentes) muitas vezes se tratando como verdadeiros inimigos mortais e pessoas normais se tratando bem, apesar de discordarem politicamente.  Na psicologia, um traço de personalidade se torna transtorno de personalidade a partir do momento em que esse traço se torna pervasivo e começa a afetar de maneira abrangente a vida e os relacionamentos das pessoas.

*https://www.youtube.com/watch?v=JWydI5kODjc
**https://www.youtube.com/watch?v=r-HdmGMfHJ4
***https://www.youtube.com/watch?v=iY3MUK5o3V0
**** http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/03/1749366-acirramento-politico-e-textao-fazem-usuarios-abandonarem-redes-sociais.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário