Um blog destinado à luta contra a instauração de uma nova ditadura no Brasil







sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Brasil, o império do autoritarismo e da arbitrariedade


A importância do livre-arbítrio nas relações humanas é tão grande que ele é considerado uma dádiva de Deus pela religião de Cristo. Deus, mesmo sendo todo poderoso e omnipresente, negou-se a forçar as pessoas a adorá-lo. A religião considera legítima unicamente a adoração que é livre, espontânea e que nasce do amor de Cristo e nele cresce, pois nem tudo pertence a César (imperador).

Passados dois mil anos da morte de Cristo, nunca a ideia do caráter sagrado do livre-arbítrio esteve tão difundida e tão forte. Somos centenas de milhões, senão bilhões, a rejeitar a soberania absoluta de qualquer ser terreno sobre nossas vidas e nossos pensamentos. Hoje, não se aceita tão facilmente as imposições de um homem ou grupo de homens sobre seus pares. Os limites da intromissão nas vidas alheias se encontram nas nossas leis e constituições.

O nível do respeito para com o livre-arbítrio dos cidadãos varia de país em país. Ele varia do forte (Estados Unidos), passa pelo médio (Europa) e fraco (alguns países) e desemboca no inexistente (regimes comunistas, outras ditaduras e países desprovidos de meios de garantir a liberdade).

A cultura no Brasil tende mais para o autoritarismo. A admiração por tiranos e déspotas é generalizada. É sintomático o fato de que umas das leis mais amadas por aqui seja a famigerada CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), lei que foi DECRETADA pelo ESTIMADO ditador Getúlio Vargas em plena ditadura do Estado Novo, se intromete nas relações de trabalho de maneira tão cabal que o livre arbítrio das partes envolvidas ficou em segundo lugar, atrás da vontade institucionalizada do tirano. Essa lei é só um exemplo de arbitrariedade , entre muitos, presentes na nossa cultura institucional.

Você sabe, caro leitor, o destino dos seus impostos, arrancados de seu bolso sem cerimônia alguma? Aliás, algum político te consultou sobre o impacto dos impostos no seu orçamento ou sobre sua opinião em relação às prioridades de gastos públicos?

No Brasil é assim: TRABALHE, PAGUE E CALE A BOCA, ESCRAVO! Alguém viu nosso livre-arbítrio por aí? 

Um comentário:

Ed Camargo disse...

De todas as Tiranias, aquela exercida para o bem de suas vítimas, pode ser a mais opressiva e violenta. Talvez fosse melhor viver sob os caprichos e domínio de um Rei, do que sob os omnipotentes esquerdopatas socialistas. A crueldade do rei, as vezes fica adormecida, sua avareza a um certo ponto fica saciada, mas aqueles que nos tormentam, para o nosso próprio bem, nos tormentam sem fim, pois o fazem com a permissão de suas próprias consciências.

Postar um comentário