Um blog destinado à luta contra a instauração de uma nova ditadura no Brasil







domingo, 13 de novembro de 2011

A importância das premissas


ADIVINHO, LOGO TENHO RAZÃO....

Premissa
s. f.
2.    [Retórica] Cada uma das duas proposições de um silogismo (a maior e a menor), das quais se infere ou se tira a conclusão.

Basicamente, as premissas são as proposições sobre as quais repousam as conclusões de um pensamento lógico. Qualquer pessoa que chegar a uma conclusão sem ter certeza da solidez das premissas corre o risco de ser ou estar enganada. As consequências podem ser e deveras são muitas vezes fatais.

Vejamos o caso de Tânia Cristina Moreira, funcionária da ONG AfroReggae, vitima de assassinato. Ela foi provavelmente vítima de falsas premissas. Ela era mediadora de conflitos entre facções rivais de traficantes assassinos de um lado e entre bandidos e moradores de favelas do Rio do outro.

A premissa do AfroReggae é que uma coexistência mais pacífica e segura com marginais e assassinos é possível, uma vez que se estabelece um canal de comunicação e diálogo com eles.

Tânia possivelmente pagou com a vida essa falsa premissa. A premissa é falsa porque marginais e assassinos não possuem certos elementos morais e psicológicos indispensáveis para que possam ser considerados interlocutores críveis e seguros. São animais brutais e impiedosos. 

A corajosa Tânia assinou sua sentença de morte quando ela assinou com a ONG AfroReggae. Os colegas da ONG afirmam que seu assassinato nada teve a ver com sua atividade, o que significa que ou eles estão criminossamente omitindo informação à polícia, ou que não conseguem aceitar a realidade da própria estupidez.

Eis algumas premissas altamente questionáveis cujas conclusões são bastante influentes no Brasil: Os interesses dos patrões sempre divergem daqueles dos empregados, somente um político oriundo da pobreza pode ter sensibilidade e o conhecimento para ser um bom presidente para os pobres, a criminalidade deve ser combatida sobretudo com programas sociais e não com polícia e presídios, os pobres não possuem a capacidade de ser responsáveis por suas escolhas, a democracia significa uma ditadura da maioria, esquerdistas sempre defenderão os interesses dos pobres e os direitistas os interesses do grande capital, mais vale um déspota esclarecido que um presidente democraticamente eleito, sempre existe preconceito e racismo nas relações entre brancos e negros e heterossexuais e homossexuais, as leis só devem ser respeitadas quando existe a possibilidade de ser punido, o maior objetivo da vida é relaxar e gozar, a vida ensina mais do que os estudos.

Enquanto essas premissas falsas continuarem a ser influentes, nunca eliminaremos nossas mazelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário