Um blog destinado à luta contra a instauração de uma nova ditadura no Brasil







segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ONDE NÃO HÁ OPOSIÇÃO, NÃO HÁ DEMOCRACIA



Hoje em dia, uma foto como a que postei acima poderia me render sérios problemas com o governo se eu morasse na Venezuela. Como vem sido noticiado já há algum tempo, o autoritarismo de certos governos democraticamente eleitos está, pouco a pouco, tentando sufocar a liberdade de expressão no continente.

Mas porque agora?, porque esses governos?, poder-se-ia indagar um desavisado. A resposta a esta questão repousa na natureza ideológica desses governos que começaram a surgir uma década atrás. Temos, em muitos países do continente, lideres e partidos no poder que praticam uma espécie de messianismo político. Eles se vêem como revolucionários dotados de legitimidade que nasce não somente das urnas, mas também de uma missão paternalista de salvar o povo de si mesmo, o que significa , para eles, salvar o povo dos seus elementos mais conservadores, pois eles consideram os valores tradicionais como sendo responsáveis por todas as mazelas e desgraças que existem nos seus respectivos países.

É claro que existe uma boa dose de conveniência política de ordem pessoal, da tentação do poder absoluto, da facilidade de governar sem oposição, da satisfação do ego de ser idolatrado e jamais criticado. E há as mamatas do poder (palácios, aviões particulares, viagens pelo mundo, hotéis cinco estrelas) e, para os aliados, há possibilidades de enriquecimento graças aos contratos exclusivos com o governo e corrupção.

É possível compreender melhor o que está ocorrendo lendo a matéria sobre as sessões da Comissão de Liberdade de Imprensa da SIP onde o jornalista uruguaio Claudio Paolillo, presidente da comissão, resumiu o que vinha pela frente: "Um panorama francamente desolador".( no Estadao.com)

A America Latina toda está correndo um grande risco de enveredar-se por um caminho que significaria uma retrocesso imenso no que se refere a conceitos modernos de governos e sociedades onde as nações encontram seu maior motor de progresso e desenvolvimento nas garantias das liberdades dos cidadãos para que eles mesmos possam perseguir sua felicidade.

O Brasil, por seu tamanho e complexidade, tem resistido melhor a essas tendências absolutistas, mas não estamos imunes. 

A razão de ser deste blog faz parte de um movimento cidadão pelo defesa da democracia e das liberdades no Brasil. 

ONDE NÃO HÁ OPOSIÇÃO, NÃO HÁ DEMOCRACIA. ONDE NÃO HÁ DEMOCRACIA, HÁ ESCRAVIDÃO, MISÉRIA E POBREZA.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário