Um blog destinado à luta contra a instauração de uma nova ditadura no Brasil







domingo, 9 de outubro de 2011

O legado da copa do mundo de 2014






Haverá muitas dificuldades para realizar a copa do mundo em  2014 por causa da  incompetência, desonestidade e imbecilidade dos integrantes do Partido dos Trambiqueiros que estão no poder.

Apesar disso, acredito que o Brasil terminará por sediar a copa, apesar de a FIFA ainda  não ter assinado o contrato que garantiria o evento. Há questões financeiras e legais importantes a serem resolvidas para que isso aconteça, questões que terão de ser resolvidas, pasmem, por uma lei de exceção! Trata-se da Lei Geral da Copa (aqui).

Uma lei de exceção é uma lei de emergência, cuja duração é temporária. Por exemplo: a que declara o estado de sítio, o estado de guerra. (definição aqui). As leis de exceção também são usadas por regimes autoritários como forma de expressão da primazia de sua vontade sobre direitos e garantias contidos em legislação. É o que está acontecendo no Brasil hoje com esse projeto de Lei Geral da Copa.

Ou seja, ou temos uma emergência imprevista (guerra, catástrofe natural) ou se trata de um atropelo jurídico para beneficiar uma entidade em detrimento do resto da população que vê os seus direitos anulados. Mas temos de nos perguntar: que direitos são esses no caso da copa?

 Em relação à meia-entrada, por exemplo, quem foi que teve essa ideia imbecil de obrigar empresas privadas a concederem cinquenta por cento de desconto a milhões de pessoas? Isso representa perdas importantes para as empresas que são vitimas desse populismo econômico. Ah, mas os comunas adoram impor perdas aos capitalistas sanguinários, não é isso? Só que nesse caso, ou o empresário compensa sua perda aumentando o valor dos ingressos ou das passagens do restante dos usuários ou sua empresa não compensa e ele se vê obrigado a fechar as portas e declarar falência. O reslutado de tudo isso: desemprego e miséria.

A FIFA, entidade privada, tem de se manter viável, e as meias-entradas não permitem isso. Ela também tem o direito de proteger sua marca para lucrar com as vendas dos produtos relacionados à sua empresa, a copa do mundo.

Se os clubes brasileiros não se importam em amargar prejuízo com a venda de camisetas de times pirateadas, que não tentemos impor essa burrice à FIFA, entidade que não trabalha de graça.

Talvez o grande legado da Copa do Mundo  para o Brasil vai ser este: O RECONHECIMENTO DE QUE O POPULISMO E ESQUERDISMO ECONÔMICO TENDE A INVIABILIZAR OS EMPREENDIMENTOS LUCRATIVOS, CAUSANDO DESEMPREGO E MISÉRIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário