Um blog destinado à luta contra a instauração de uma nova ditadura no Brasil







terça-feira, 12 de julho de 2011

Eliande Cantanhêde: A columnista* engajada e o fingimento da Dilma

Mais um post da serie os columnistas*. A columnista* da vez é a Eliane Cantanhêde, ela que sempre tem palavras tão gentis quando se trata do lulopetismo. Na sua coluna da Folha.com (antro de columnistas*), nossa valorosa comentarista da política tenta provar, como um mais um é igual a três, que ao invés da Dilma ter virado refém do PR no episódio da corrupção no ministério dos transportes, ela na verdade "deu um nó" no partido. Chega a ser até comovente observar seu contorcionismo interpretativo cujo objetivo é provar sua premissa.

Não podemos perder de vista, apesar dos esforços da Eliane, que a origem do problema da corrupção é o loteamento de cargos para partidos em troca de apoio no Congresso Nacional, e essa situação continua, mesmo com troca-troca de ministros.

Se o PR sentir que a perdeu de fato "seu" ministério, ele vai se rebelar no congresso. Se ele não se rebelar, é porque continua no comando da pasta.

O trabalho dos columnistas* vem em seguida: FAZER PARECER QUE NÃO. Fazer parecer que algo mudou, quando, na realidade, a estrutura do problema continua intocada. Perceba a imagem positiva da Dilma que fica após a leitura do artigo. Como se ela tivesse feito algo de bom, como se toda a roubalheira que aconteceu até agora não tenha sido de sua inteira responsabilidade. Entretanto,no nosso sistema presidencialista, o presidente RESPONDE POR SEUS MINISTROS (Collor caiu exatamente essa razão) .  

Dessa forma somos traídos pelo jornal e pelo jornalista, somos enganados, manipulados, esculachados, e a gente aínda paga por isso... 

Faço um vermelho-azul no estilo Reinaldo Azevedo com a Eliane Cantanhêde, da "Folha de São Paulo, para demonstrar sua tendência columnista*. 

12/07/2011 - 10h26
Dilma deu um nó no PR
A presidente Dilma Rousseff decidiu enfrentar os escândalos dos Transportes, primeiro, e a ousadia do aliado PR, depois, e venceu duplamente.
Vitória, Eliane, teria sido nomear a pessoa certa, competente e honesta desde o início. Você está confundindo vitória com mitigação que significa o ato de mitigar ou suavizar, abrandar o erro, ou seja, transformastes em vitória (dupla!) a mitigação da derrota (não ter nomeado a pessoa certa).


Ela botou para correr a cúpula do ministério, aí incluídos o ministro Alfredo Nascimento e quatro assessores, ao constatar que, ao sair da Casa Civil para disputar a eleição, deixara um orçamento "x" para as obras do PAC no setor e, ao voltar, já como presidente, encontrara "x" milagrosamente multiplicado por "y".
Ah, então foi herança maldita do Lula? Ou quem era o presidente quando a Dilma saiu da Casa Civil?

Ao fazer isso --botar a turma para correr-- Dilma estava já decidida a enfrentar o contra-ataque. E enfrentou, ao nomear o ex-secretário executivo do ministério, Paulo Sérgio Passos, para a vaga de Nascimento, à revelia do PR. Apesar de filiado ao PR há alguns anos, Passos é um técnico de carreira. E é persona non grata do partido. 
Ah! Quase que a Eliane foi fiel aos fatos, estava indo tão bem, até o final quando afirma que Passos é persona non grata do partido. Foi quase, quase, mas não há nada que indique que Passos tenha essa posição no PR, já havendo, inclusive, substituído o próprio Nascimento quando, entre abril de 2006 e março de 2007 e, posteriormente, entre abril e dezembro de 2010, ele esteve à frente da pasta enquanto Nascimento se afastou para disputar eleições ao Senado Federal e ao governo do Amazonas, respectivamente. É muita confiança para uma persona non grata, não é Eliane? Mas continue tentando que você chega lá! 


Dilma, porém, cumpriu todo um ritual para não bater de frente de vez com o PR, um dos partidos aliados mais leais no Congresso. E fez tudo direitinho.
 O primeiro passo foi fingir que iria manter o partido no comando da pasta, ao convidar o senador Blairo Maggi (PR) para ser ministro, mas já preparada para fazer o que realmente queria: efetivar Passos.
Blairo aceitou o jogo. Conversou com a presidente, alegou que é empresário da área de navegação e que, portanto, teria impedimentos éticos e morais para assumir a pasta. Mas seguiu em frente no teatro, reunindo-se com os sócios e conversando com os correligionários até o não definitivo na segunda-feira.
Nada como um dia depois do outro, não é Eliane? Quer dizer que Dilma JÁ SABIA QUE BLAIRO MAGGI IA REFUSAR O CARGO? O CONVITE ERA "FINGIMENTO", DILMA É FINGIDA? Estava tudo combinadinho segundo o plano da genial presidenta? Foi tudo um "teatro"? Quanta ingenuidade desses políticos inocentes e inexperientes do PR, não é? CAIRAM DIREITINHO NO GOLPE DA DILMA! Nesse ponto, caro leitores, chegamos a o que faz de um columnista* um columnista*:  A DISTROÇÃO DOS FATOS. Eu duvido que a Dilma soubesse, de antemão, da recusa do Maggi, com afirma Eliane. Ela pode até ter apostado nisso, mas a verdade é que ELA ESTAVA PRONTA A NOMEAR MAGGI MINISTRO DOS TRANSPORTES CASO ELE TIVESSE ACEITADO, OU SEJA, ELA CONTINUA REFÉM DO PR! 


Com Blairo Maggi fora, Dilma estava livre, leve e solta para fazer o que bem entendesse, por uma questão muito simples: o PR não tinha nenhum outro nome para os Transportes, como a cúpula admitiu para a Folha no domingo e saiu publicado na segunda-feira. Quem? Ninguém. Portanto, teria de engolir a decisão da presidente, como está engolindo.
Pobre PR, teve que engolir um nome do... PR! Que afronta! Não é Eliane? E Dilma, como foi corajosa deixando o ministério nas mãos de um homem de confiança do Nascimento! ELIANE FAZ DE TUDO PARA NOS FAZER ESQUECER QUE PASSOS É DO PR! Ele apenas não seria a primeira escolha do partido, mas continua sendo do partido.

Deu tudo certo. Agora, só falta ver como Luiz Antonio Pagot se sai hoje, terça, 12 de julho, no depoimento ao Senado. Ele é ex-diretor do Dnit (o órgão dos Transportes que cuidava da infraestrutura), foi demitido no tsunami Dilma e andou ameaçando virar um homem-bomba, ou um novo Roberto Jefferson, o que denunciou o mensalão.
É, deu tudo certo PARA O PR QUE CONTINUA A MANDAR NO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES!


Aparentemente, a bomba vai virar um traque, depois que Pagot foi amansado pelo padrinho Blairo Maggi e por outros enviados do Planalto.
Pagot vai se defender, explicando como funcionam as decisões --quem participa, o cronograma, os aditamentos, as liberações, a fiscalização do TCU e da CGU. Mas provavelmente não vai mais atacar --dizendo, como ameaçava, que quem estava por trás de tudo era o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, casado com a chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e hoje ministro das Comunicações.
Aqui o columnismo* da Eliane é gritante: basicamente ela considera uma vitória do governo sua capacidade de esconder suas falcatruas e proteger os corruptos. De certa maneira ela tem razão, é uma vitória de um governo corrupto e imoral, mas isso não parece ter a mínima importância para nossa columnista*, a grande notícia é que a Dilma teria "dado um nó" no PR.

A dúvida é como o PR e o próprio Pagot vão se comportar diante do novo ministro Passos, já que ele é acusado de trair o partido, de ser ministro na época do superfaturamento (2010) e ser informante de Dilma sobre as coisinhas estranhas que aconteciam nos Transportes na gestão de Nascimento, aquele cujo filhote enriqueceu do dia para a noite fazendo negócios com uma empresa contratada pelos Transportes, dirigido pelo papai.
O que? Houve superfaturament em 2010? Mas e aquela história de que Dilma tinha deixado orçamento X e voltou com ele multiplicado por Y? O título desse artigo deveria ter sido: O PR deu um nó na Dilma. TODAS ESSAS FALCATRUAS, ELIANE, SÃO DA INTEIRA RESPONSABILIDADE DO PRESIDENTE! COLUMNISTA*! NÃO TENTE DIFERENCIAR A RESPONSABILIDADE E A CULPA DO NASCIMENTO DA RESPONSABILIDADE E A CULPA DA DILMA!

Para que servem esses jornalistas? Puxar O saco de presidente e abandonar a função social de fiscalização do poder pela mídia! VAI SER PORTA VOZ DA PRESIDÊNCIA ENTÃO!

Na verdade, Dilma deu um nó no PR: sem um nome para o ministério e sem ter para onde correr (para a oposição? Ha ha ha), o partido vai chiar daqui, fazer uma ameaçazinha dali, mas daqui a uma semana ninguém mais lembra disso. E vai em frente, colhendo as migalhas do poder.
MIGALHAS DO PODER É O ROUBO DE MILHÕES E MILHÕES DO NOSSO DINHEIRO SUADO, SUA INÚTIL!

PELO AMOR DE DEUS FOLHA! COLOQUE ESSES INÚTEIS NO OLHO DA RUA, NÓS MANTEMOS ESSE JORNAL E VOCÊS CONTRATAM EMBROMADORES!

*Columnista: Neologismo criado pelo "GIPPER" para designar jornalistas cuja função é impor a visão ideológica da esquerda, especialmente uma visão pró-Lula/Dilma e pró-PT. Essa imposição partidário-ideológica se manifesta de várias maneiras, na escolha cuidadosa de palavras que contêm nas suas definições ideias e conceitos subordinados à ideologia, na avaliação mais generosa possível quando se trata de políticos ou fatos ligados à adiministração petista e seus aliados e o tratamento oposto a políticos e fatos ligados à oposição ou a forças que o marxismo condena, como o capitalismo, o mercado e os Estados Unidos. E não se trata somente de adaptar opiniões, não senhor, trata-se de DISTORCER FATOS MESMO, INVENTANDO-OS OU APAGANDO-OS SEGUNDO CONVÉM. Trata-se de engenharia social, ou manipulação mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário