Um blog destinado à luta contra a instauração de uma nova ditadura no Brasil







terça-feira, 26 de julho de 2011

Democracia surtindo efeito. Ou: o fim do dedaço?




Foi fato notório que o PT, na convenção que oficializou a Dilma como candidata à presidente, apenas homologou uma decisão que já tinha sido tomada pelo Lula. Ou seja, a escolha do partido refletiu simplesmente a escolha pessoal do apedeuta, procedimento chamado por FHC na época de "indicação com o dedaço".

Era impressionante a mão de ferro com a qual o ex-presidente decidia o rumo do seu partido, rompendo velhos dogmas como a manutenção da política econômica do PSDB, satanizada durante anos pelos petistas por ser (que piada) “neoliberal", assim como o forjamento de alianças com adversários históricos do petismo como o Sarney (que resultou até em greve de fome de deputados petistas na câmara federal) e com ninguém menos que Fernando Collor de Mello que Lula chamara de débil mental na época do impeachment.

Agora que Lula não é mais presidente, não possui mandato algum, parece que o dedaço está se transformando em dedinho. Para as eleições municipais de 2012, lá foi o dedaço tentar enfiar goela abaixo do partido Fernando Haddad, ministro da educação e assassino da inteligência. Não queria saber de prévias e isso tinha lá sua lógica: não houve prévias para presidente, por que haveria prévias para prefeito de São Paulo?

Será que Marta Suplicy que quer a vaga está com essa força toda para derrubar o dedaço de Lula? Bom pelo menos ela é senadora, né? E tem o ex-marido dela que também está de olho na vaga. E tem o Mercadante. Será que foi um esforço coordenado para derrubar o dedaço?

Hoje Lula diz que nunca foi contra as prévias, que foi ele que inventou as prévias, que nunca antes da história do PT houve prévias antes de ele propô-las...

A imprensa não está dando muita bola para tudo isso, mas é importante sim, pois se trata da evolução do poder pessoal do molusco pós-presidência, o palestrante.

É claro que a história ainda não terminou, será que vai haver previas mesmo? E se houver prévias, será que elas serão apenas uma formalidade para a imposição do dedaço como aquela convenção do PT que "indicou" a Dilma?

Nenhum comentário:

Postar um comentário