Um blog destinado à luta contra a instauração de uma nova ditadura no Brasil







domingo, 13 de março de 2011

Uma oportunidade para a democracia ou o fundamentalismo Islámico?

Pode ser pior? Pode, e como!


O consenso é que a queda de ditadores no mundo árabe é uma evolução positiva. De fato, quando um ditador cai, abre-se uma nova porta na história de um país, e isso é sempre uma razão para se ter esperança. Entretanto, pouco se fala de aquilo que virá. Sempre é bom lembrar que mudanças nem sempre vêm para o melhor. A pergunta que todos deveriam estar se fazendo é a seguinte: o que virá depois? Democracia ou mais ditadura?

É possível ser otimista em relação à vinda da democracia no mundo árabe? A resposta é não. A verdade é que os árabes nem sequer sabem o que isso significa, a democracia.

Mesmo no Brasil, país que teve forte influência democrática vinda dos Estados Unidos, a grande maioria das pessoas ainda não entendeu o que essa palavra significa na realidade. Elas pensam que se trata de apenas da liberdade de escolher os seus governantes em eleições.

Isso é apenas uma pequena parte da democracia. A democracia é muito mais do que isso. A democracia é o exercício de poder diário do cidadão, que entende que, no fundo, apenas ele sabe o que ele precisa para dar sentido à sua vida, e não algum burocrata que sequer o conhece.

A democracia é o que eu faço aqui, neste blog, escrevendo e compartilhando livremente a verdade do ponto de vista de um simples cidadão, a sua peça mais importante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário