Um blog destinado à luta contra a instauração de uma nova ditadura no Brasil







domingo, 6 de março de 2011

Partido Novo: o despertar da democracia no Brasil?

Landesgemeinde na Suiça: participação natural do cidadão na política


Como venho reiterando algumas vezes nesse blog, e apoiado por pelo menos uma pesquisa importante e confiável, o Brasil só não é uma democracia plena porque a maioria seus cidadãos ainda não entenderam que seu papel vai muito além de apertar uns botãozinhos numa urna eletrônica a cada dois anos. Ou seja, temos um problema grave de falta de CULTURA DEMOCRÁTICA.

Vinte anos após o sucesso do movimento "diretas já", a maioria esmagadora dos brasileiros veem a política como uma atividade exclusivamente de partidos e políticos profissionais. Nenhuma democracia do mundo sobrevive assim por muito tempo, pois os partidos e políticos adquirem dessa forma tanto poder e confiança que acabam por marginalizar os cidadãos eventualmente. Por isso, temos no Brasil um sistema de caciques que decidem, já dentro dos partidos, exclusivamente, os rumos da política, já que eles detêm o poder de "nomear" os candidatos aos postos políticos. Seria muito importante, e um avanço considerável para o país, se esse processo de escolha dos candidatos fosse mais democrático, mais participativo.

Nesse quadro, surgem novos partidos que entenderam o problema e que pretendem fazer parte de uma NOVA CULTURA POLÍTICA, de efetiva participação dos cidadãos em TODO O PROCESSO POLÍTICO. Pelo que este blogueiro descobriu pela internet, são assim os incipientes partidos: PIM http://partidopim.com.br/home.php e agora o partido NOVO http://novo.org.br/. Há também o novo partido militar brasileiro http://www.partidomilitarbrasileiro.com.br/index.php, entretanto, trata-se de um partido bastante corporativista, que infelizmente vai contra o espirito de participação completamente aberto que precisamos.

Disse antes e digo novamente: estude profundamente os problemas nacionais, participe do processo de elaboração de políticas e de escolha de candidatos, exija partidos com processo democrático e aberto de seleção de candidatos, defenda os princípios democráticos do estado de direito ATÉ A PRÓPRIA MORTE, ou um dia acordarás em uma ditadura, e aí, já estarás morto como cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário