Um blog destinado à luta contra a instauração de uma nova ditadura no Brasil







quinta-feira, 3 de março de 2011

o verdadeiro e o aparente



Um dos grandes desafios de sobreviver no Brasil é conciliar a realidade da vida física com a metafísica dominante. É claro que por aqui existem verdadeiros talentos, pessoas muito inteligentes e capazes de grandes conquistas. É possível encontrar profissionais verdadeiramente qualificados em vários setores da economia e do mercado de trabalho.

O problema é que a famosa "picaretagem" tem também uma presença muito forte e influente na nossa cultura. Trata-se do mundo do "parecer" mais do que "ser". Essa picaretagem só não consegue ser completamente dominante porque, por definição, sua ineficiência acaba por traí-la, já que as pessoas que contavam com certo resultado, e pagaram para isso, ficaram a ver navios. Isso é verdade, sobretudo no mundo privado, onde existe liberdade para "peneirar" as pessoas, separando as verdadeiras das falsas. Infelizmente, até serem descobertas, os picaretas conseguem provocar certo estrago.

Já a esfera pública é o paraíso dos picaretas. Com a estabilidade funcional garantida, o picareta público consegue se manter. Eles se junta com outros picaretas e se fortalece. Por isso que eles têm horror às privatizações, a necessidade de eficiência para garantir a sobrevivência é o melhor remedia anti-picareta que existe, e disso eles fogem como o diabo da Cruz. Já imaginaram um Emir Sader da Vida tendo que realmente produzir algo de concreto, verdadeiramente útil para sobreviver? Talvez em outra dimensão...

Nós brasileiros somos o povo mais generoso com os picaretas que existe na face da terra. O povo sofre em silêncio, mas não perturba o picareta. Às vezes é preciso se beliscar para ter certeza que ainda existe algo de real em nosso meio. O peso dos picaretas nas nossas costas porém, infelizmente, é bem real.

Um comentário:

Ed Camargo disse...

Fuja do homem que diz: O governo é bonzinho, ele existe p/ o seu benefício, essa é a demonstração do "parecer", mais do que o "ser", essa afirmativa é o estigma que identifica o picareta saqueador.
Voce sabe o que caracteriza o picareta mediocre?
É o resentimento dirigido às realizações de outros. Essas mediocridades sensíveis que vivem tremendo de medo de que o trabalho de alguém se revele mais importante que o deles. Os picaretas são incapazes de reconhecer uma inteligência que se possa respeitar e uma realização que se possa admirar. Os políticos mediocres de Brasília rangem os dentes, eles invejam a capacidade de outros. O sonho de grandeza de um picareta, é um mundo onde todos os homens sejam inferiores a eles. Eles não sabem o que o homem capaz, produtivo, eficiente, sente qdo esta cercado de seus inferiores.
A realidade do nosso pais nos últimos 8 anos mundou p/ um estado em que o comércio de bens produzidos, passou a existir por compulsão, qdo p/ produzir é necessário pedir permissão p/ homens que nada produzem; Qdo o dinheiro flui p/ as mãos daqueles que nada vendem ou criam, mas que tem influência, poder, prestígio e privilégio sobre nós, qdo a corrupção é recompensada e a honestidade vira um sacrifício, pode ter certeza que a sociedade esta condenada.
Qdo o trabalho duro e honesto deixa de ser o meio do qual os homens ganham a vida, então os homens se tornam os servos dos homens. Sangue, açoites, armas, comunismo ou voce prefere a liberdade e o capitalismo, faça sua escolha e lembre-se sempre: Eleições tem Consequências.

Postar um comentário