Um blog destinado à luta contra a instauração de uma nova ditadura no Brasil







terça-feira, 1 de março de 2011

A consolidação das classes : súditos e príncipes



No Brasil, após a redemocratização, tivemos a possibilidade de integrar, de uma maneira contundente, os cidadãos da nossa republica no processo político. Contentamo-nos em tornar o voto obrigatório, acreditando talvez que as pessoas, desse modo, participariam, querendo ou não.

Mas não é assim que se constrói uma democracia verdadeira. O cidadão tem que entender o seu lugar no sistema republicano, sua importância, sua força.

Quando qualquer cidadão olhar para o presidente, deputado, senador ou juiz e entender que essas autoridades estão ali para servir-lhe, que são SERVIDORES PÚBLICOS, empregados dos garçons, garis, vendedores, das secretárias, dos microempresários e empresários, dos cozinheiros e dos pintores; só então deixaremos, enfim, a monarquia para trás e seremos cidadãos, e não súditos; e eles funcionários, e não príncipes.

O Lula foi na contramão desse objetivo. Querendo se endeusar, ele conseguiu alienar mais ainda o cidadão comum do processo político. Mais uma herança maldita, talvez a pior de todas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário