Um blog destinado à luta contra a instauração de uma nova ditadura no Brasil







terça-feira, 28 de dezembro de 2010

HERANÇA MALDITA DO LULA 1 - A DÍVIDA PÚBLICA



Do site do Dieese
O que é dívida pública?

Dívida pública é a dívida contraída pelo governo com entidades ou pessoas da
sociedade para:

1. financiar parte de seus gastos que não são cobertos com a arrecadação de impostos; ou

2. alcançar alguns objetivos de gestão econômica, tais como controlar o nível de atividade, o crédito e o consumo ou, ainda, para captar dólares no exterior.


A dívida pública se subdivide em dívida interna e dívida externa. Os principais credores do setor público são, normalmente, bancos públicos e privados que operam no
país, investidores privados, instituições financeiras
internacionais e governos de outros países.

O governo tem três formas de financiar seus gastos: arrecadar impostos, emitir moeda ou vender títulos (papéis) da dívida pública com promessa de resgate futuro acrescido de juros. 

A situação da divida publica brasileira em 2009,  
Informação obtida em várias fontes seguras (jornais e revistas econômicas) na internet:

O Brasil fecha 2009 com dívida pública de R$ 1,497 trilhão. Em 2009, PIB brasileiro somou R$ 3,143 trilhões.
Divida pública do Brasil em porcentagem do PIB 2009: 47.62%.

COMENTO

Quando o governo pega dinheiro emprestado, ele tem de reembolsar o empréstimo com juros.

Quanto maior o empréstimo, mais juros ele vai pagar. A população está bem consciente disso, só que este raciocínio está vinculado com a dívida externa que apesar de ter sido reduzida, foi compensada pelo aumento da divida interna. O governo hoje continua tão endividado quanto ele estava no ano 2000, quando tinha uma dívida de 49% do PIB.

Tudo bem, mas quais são as consequências práticas de tudo isso? Compare o que o governo paga de juros ao invés de educação, saúde e segurança:

Decore estes números e espalhe para os que acreditam nas mentiras do lulo-petismo:

Em 2007, o governo federal gastou 237 bilhões de reais em juros e capital da dividas interna e da divida externa (sem contar o refinanciamento destas dividas), enquanto que ele aportou apenas 40 bilhões de reais para a saúde, 20 bilhões para a educação e 8,9 bilhões para o bolsa família! E com tudo isso o governo ousa dizer que o problema da divida foi resolvido!(site da CADTM)

PARTE DA HERANÇA MALDITA DE LULA, NÃO É SÓ A DILMA, É UMA GRANDE DIVIDA PÚBLICA QUE ESTÁ AUMENTANDO BASTANTE! Leia abaixo:

Valor EconômicoEditorial:
A perigosa deterioração da dívida pública federal
27/12/2010
Há um fenômeno na área fiscal que está chamando a atenção dos especialistas. Trata-se da deterioração da dívida pública brasileira, nos últimos anos, resultante da constituição pelo governo federal de passivos muito onerosos e de ativos que rendem pouco. Na raiz desse processo está a acumulação de reservas internacionais vultosas e os crescentes empréstimos do Tesouro Nacional aos bancos públicos, principalmente ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom o modo como foi explicado o assunto sobre a maldita divida interna e externa.pergunto eu! porque o marqueteiro do serra nao usou este argumento na campanha para informar os eleitores do pais. definitivamente o psdb perdeu pra sí proprio.

Postar um comentário