Um blog destinado à luta contra a instauração de uma nova ditadura no Brasil







domingo, 22 de maio de 2016

REINALDO AZEVEDO, A VOZ DA OPOSIÇÃO CONSENTIDA

O jornalista Reinaldo Azevedo, que se descreve como liberal na economia e moralmente conservador, vem fazendo ao longo dos anos uma oposição contundente aos governos petistas? Sim. Não há dúvidas sobre isso. 

Durante muito tempo, praticamente todas as críticas um pouco mais duras e reveladoras das entranhas do petismo na grande mídia tiveram origem na revista República e depois no Blog do famoso tio Rei. Tampouco se pode negar que o homem sabe escrever, e muito! 

Entretanto, e este é um fator importante, o sucesso dele não se deu, acima de tudo, graças a seu talento de escritor, mas antes, graças à percepção de que aquilo que ele escreve corresponde à realidade, à verdade nua e crua. 

Para o grande público sedento de informações fidedignas e face ao panfletismo esquerdista descarado praticado por praticamente todas as redações da grande mídia nacional *, Reinaldo Azevedo se assemelhou a um poço de água fresca no meio do deserto. 

De pronto, podemos-nos indagar: onde estão os outros Reinaldos Azevedo? Ah sim, temos o Arnaldo Jabor, o Demétrio Magnoli, o Marco Antonio Villa e o Diogo Mainardi. 

De fato, eles estão mais ou menos presentes na grande mídia e todos já fizeram críticas duras ao petismo, apareceram na televisão e escreveram livros. Entretanto, o que eles representam a título de porcentagem dentro dum universo de milhares de jornalistas adestrados por professores esquerdistas e sindicatos? 

Uma gota no oceano. Ou seja, eles são os poucos privilegiados a quem incube a função de dar ares de legitimidade ao jornalismo, ares de pluralidade. Não obstante, esta não é a única função deles. Eles estão aí também e sobretudo para marcar uma linha ideológica. 

O espectro político, na chamada direita moderada, acaba ali, com eles. Quem for além do permitido pela intelligentsia tupiniquim** é imediatamente rotulado de extremista e vilipendiado de forma virulenta, mas rotulado e vilipendiado por quem? Pela esquerda? Não, por eles mesmos, os Reinaldos!

É nesse ponto especifico que a percepção de que eles retratam a realidade e a verdade começa a ruir. O povo quer ir além daquilo que essa oposição consentida consente.

Há de se convir, baita desafio! Represar o desejo da busca pela verdade e pela justiça de toda uma nação com meia dúzia de Reinaldos não beira à loucura, adentra profundamente nela. Mas fazer o quê? Por acaso, o desejo de dominação não contém um quê de loucura, forçosamente? 


* Para saber mais sobre esse assunto é preciso pesquisar sobre a hegemonia e  ocupação de espaços do comunista Antonio Gramsci.

** Por exemplo: Jair Messias Bolsonaro  ou Olavo de Carvalho e qualquer um que concorde com eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário