Um blog destinado à luta contra a instauração de uma nova ditadura no Brasil







terça-feira, 16 de junho de 2015

O mundo ideológico

O movimento contra a ideologia tem feito algum progresso ultimamente. A tão sonhada hegemonia gramsciana mostrou-se frágil e muito difícil de ser mantida, graças ao advento da nova tecnologia de informação (internet, smartphones, tablets, notebooks, PCs) que certamente não tinha sido prevista pelo teórico comunista italiano presidiário.

Entretanto, o despertar do sono ideológico ainda está longe de estar completo, mesmo em relação a várias pessoas que se consideram "de direita", pois a verdade é que a própria definição do indivíduo por um conceito ideológico (direita) já significa, em si, a aceitação de uma imposição ideológica.

Para estar realmente livre da manipulação ideológica, é necessário negar a se deixar rotular de maneira ideológica, o que significa negar a participar de um jogo de cartas marcadas onde você já está destinado a perder. E isso vale, por incrível que pareça, para aquele ou aqueles que se viriam como eventuais ganhadores dessa disputa. 

Não os há, pois nesse jogo o "ganhador" seria no máximo uma pessoa materialmente poderosa e rica, porem robotizada e espiritualmente miserável (por mais que ela se esforçasse a demonstrar o contrário). Ou alguém acredita realmente que Lula, Dilma, Dirceu e essa turma toda são felizes? Materialmente podem estar muito bem, não há dúvidas em relação a isso, mas por dentro são pessoas corroídas por ódio, ganância, sentimento represado de culpa , paranoia, angústia, medo e solidão. São sintomas clássicos de seres que se perderam nas suas próprias ilusões. "Ilusão" seria até um bom sinônimo de "ideologia". O grande ganhador do jogo ideológico será sempre o "espirito de porco".

Esquerdismo, direitismo, racismo, homofobia, machismo, feminismo e todos esses "ismos" foram criados para diminuir as pessoas, negando-lhes sua existência humana plena, universal. É óbvio que as primeiras grandes vítimas são os fracos de espírito, que esposaram esses conceitos e estreitaram sua visão do universo. A minha proposta é simples, mas eficaz. Não aceitemos mais discutir em termos ideológicos, não aceitemos nos enquadrar num conceito limitado, elaborado por só Deus sabe quem. Sejamos livres espiritualmente e tentemos libertar os seres ideológicos de sua prisão mental e espiritual. Tentemos elaborar estratégias nesse sentido.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário