Um blog destinado à luta contra a instauração de uma nova ditadura no Brasil







domingo, 4 de novembro de 2012

Quando a poeira baixar



Veja aonde nos trouxe o petismo: cada eleição determina se estamos mais próximos ou não da morte da nossa democracia. A extrema esquerda entendeu que uma vez que prevalecesse a confusão feita entre eleição e democracia, o que não é dificil num continente com imensas lacunas na educação, basta que se mantenha eleições para se obter um semblante democrático e ao mesmo tempo instaurar um sistema autoritário e sem alternância, uma especie de ditadura branca (tipo:Venezuela, Equador, Bolívia, Argentina).

E agora? Qual é a situação pós eleições de 2012? Bom, vamos começar com a maior ameaça contra nossa democracia: Lula.

Essas eleições significaram um fracasso para o plano de Lula de se tranformar no grande timoreiro, no "el comandante", no líder máximo do Brasil. Ah, mas ele elegeu Haddad em São Paulo. Não, ele não tem esse poder. Quem elegeu Haddad em São Paulo foi a ausência de um candidato verdadeiramente competitivo no contexto atual. O Serra não é competitivo? Não. Já foi, tanto é que sempre obteve êxito em São Paulo, mas não é mais, deve ser o desgaste pelo tempo, ou índice de rejeição, em bom marquetês.

Vamos então àqueles que o fascismo petista não conseguiu eleger: Pelegrino em Salvador, Patrus Ananias em Belo Horizonte, Manoela D'Avila em Porto Alegre, e Graziottin em Manaus, só para citar alguns municípios que foram para a oposição. Há vários outros ainda, que apesar de terem tido o apoio do PT, podem no máximo serem considerados aliados de ocasião, como Fruet em Curitiba e Paes no Rio.

E para piorar as coisas para o lado do molucso maravilha, o julgamento do mensalão, além de mandar a culpula petista histórica para o xadrez, ameaça abrir uma caixa de Pandora onde foram contidos, até agora, os podres da máfia que arrecadou dinheiro para a primeira eleição do tirano barbudo. Valério está condenado, acuado, ameaçado e só tem mais uma coisa a perder: a vida, e por causa disso, já está dando com lingua nos dentes como forma de apólice de seguro. Não é minúscula a possibilidade de Lula acabar no banco dos reus em 2013 em processos ligados aos desdobramentos do mensalão.

Para um partido que tinha como objetivo substituir o PMDB na posição de lider absoluto no número de prefeituras, os resultados do PT de 2012 foram pífios apesar de um pequeno avanço. Isso significa que a hegemonia petista continua muito mais um projeto de poder distante do que uma realidade. Significa também que o partido continua a depender da boa vontade dos aliados, sobretudo do PMDB.

A oposição, por seu lado, se dá conta de que existe espaço para um discurso que recupera aquilo que é percebido como uma virtude do petismo, a inclusão dos mais pobres no discurso político, mas com um diferencial que tem de ser martelado constantemente, um projeto de poder sem os vícios instutentáveis do petismo: a corrupção e outros crimes como instrumento de política, o autoritarismo partidário, os ataques constantes às liberdades fundamentais, a depredação das instituições e das leis e todo o atraso que essa forma de fazer política acarreta ao país.

É preciso salientar também que a atuação de Aécio Neves e Eduardo Campos vai ser muito importante para frear o projeto totalitário petista.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário