Um blog destinado à luta contra a instauração de uma nova ditadura no Brasil







quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Mas e os catadores, Dona Dilma?

MANIPULAÇÃO...


OU DEMAGOGIA?






















A velha canalha da política tem resposta pronta para tudo. Lembro-me de assistir a uma entrevista, num dia desses, sendo que o repórter perguntou a um deputado federal se ele, o deputado, estaria disposto a abrir mão de sua verba parlamentar que tinha sobrado. O nobre parlamentar respondeu prontamente: “Isso seria demagogia".

O dicionário online "Priberam" define a palavra "demagogia":
demagogia
(demagogo + -ia)

s. f.
4. Discurso ou ação que visa manipular as paixões e os sentimentos do eleitorado para conquista fácil de poder político.

A palavra chave aqui é "manipulação". O fato de utilizar dinheiro público, levando em conta, antes de qualquer coisa, os interesses dos contribuintes e dos cidadãos jamais pode ser interpretado como se tratando de manipulação do eleitorado, pois se trata simplesmente de um gesto de reconhecimento do valor do trabalho e do esforço do contribuinte. Trata-se, portanto, de um comportamento ético que emite um sinal de consideração com o eleitor, não de uma manipulação.

Mas falando em manipulação, que tal visitar catadores na época do Natal, tirar umas fotos, fazer um discurso, para logo em seguida partir para uma praia paradisíaca pertencente à Marinha e fechado para todos menos para a presidente e sua família? Será que Dona Dilma teria aguentado passar mais alguns dias com os catadores? Ou teria sido "povo demais" para ela? Povo serve para enganar, tirar umas fotos e uns votos, o resto é demagogia, como diria o nobre parlamentar da verba parlamentar que não sobra nunca.

Bom, de qualquer maneira, caro leitor, fica a seu critérioNatal dos catadores, demagogia ou manipulação? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário