Um blog destinado à luta contra a instauração de uma nova ditadura no Brasil







segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Manipulação já está virando rotina



Quem acompanha a evolução das eleições de 2012, sobretudo em São Paulo, começa a perceber a repetição de uma manipulação eleitoral.

Primeiro: dedaço do Lula na escolha do candidato.

Segundo: divulgação de pesquisa que enaltece o poder de transferência de votos do molusco (a pesquisa "isenta" do Datafolha não se preocupa em descobrir quantas pessoas poderiam votar em alguém indicado por FHC, Serra ou Alkmin, só Lula, claro!).

Terceiro: forte exposição do candidato na mídia cumpanheira (basta o candidato soltar um pum que ele já vira notícia).

Resultado: uma profecia que a si própria se cumpre, ou seja, de tanto repetir uma profecia, ela acaba se cumprindo não por ser profecia, mas por ser propaganda. É assim que você transforma um incompetente desconhecido como Haddad num franco favorito, do nada!

Esse foi o roteiro criado para eleger Dilma e está sendo seguido à risca para eleger Haddad. Há, entretanto, duas diferenças fundamentais: Serra venceu em São Paulo em 2010 (contra a máquina federal, Lula e o escambau)  e é mais difícil usar a propaganda federal em questões municipais e passar despercebido. Ou seja, sem a máquina pública o plano do PT perde bastante força.

Se Deus quiser, o único benefício de Haddad na disputa vai ser sua ausência no Ministério da Educação. Mais uma razão para se adorar a democracia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário