Um blog destinado à luta contra a instauração de uma nova ditadura no Brasil







terça-feira, 16 de agosto de 2011

Derrota pessoal de Lula no horizonte?

MAMÃE, OS MALVADOS NÃO QUEREM ME DEIXAR DITAR TUDO NO PARTIDO....

Mais um capítulo na novela "Lula contra as prévias no PT para escolha do candidato à prefeitura de São Paulo": Rui Falcão, o presidente nacional do partido dos trambiqueiros, admite que se não houver consenso entre os pré-candidatos, haverá "escolha democrática", ou seja, prévias.

E quem apostaria nesse consenso? Ninguém, ou talvez só o Lula mesmo e seu novo monstrinho Haddad. Eu publiquei um post neste blog perguntando se a Marta Suplicy peitaria o Lula dentro do PT pela vaga de candidato e se ela teria alguma chance de chegar às prévias (aqui).

Defendi a ideia que a Marta tem condições sim de peitar o molusco pela sua posição dentro do partido e pela resistência ao nome do Haddad também dentro do PT paulista e pela dificuldade de mudar o sistema de prévias que existe no estatuto do partido. Em entrevista ao Estado de São Paulo em seis de Agosto, Marta declara que a candidatura de Haddad não serve para ganhar o pleito municipal em 2012, mas apenas para "construir um novo nome".

Apesar do esforço considerável do apedeuta em impor seu dedaço, há uma ideia dentro do PT segundo a qual o partido goza duma certa reputação de democracia interna que o diferenciaria dos partidos tradicionais, aqueles que têm "dono".

O fracasso de alterar o estatuto no que se refere às prévias conjugado com a vontade dos outros pré-candidatos, sobretudo da Marta, em garantir a vaga, e por fim, a declaração de Rui Falcão, indicam a probabilidade de realização das prévias. Já seria uma derrota pessoal do Lula, mas ele ainda teria condições de vencê-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário