Um blog destinado à luta contra a instauração de uma nova ditadura no Brasil







domingo, 15 de maio de 2011

Código florestal : vitória ou derrota do governo?



DERROTADOS PELO GOVERNO EM 2011




DERROTADOS PELO GOVERNO EM 2011


O golpe de mentiras e calúnias que impediu que o relatório de Aldo Rebelo do código florestal fosse para votação no plenário sinalizou, no final de contas, uma vitória ou uma derrota para o governo?

Do ponto de vista da popularidade da administração DILMULA, foi uma derrota. A aprovação desse código teria permitido que o petismo marcasse pontos com milhões de pequenos agricultores que poderiam respirar e sair da ilegalidade. Isso teria trazido dividendos políticos para a poste, com certeza.

Oficialmente, foi uma vitória do governo, que conseguiu, de maneira escancaradamente antidemocrática, impedir a aprovação de uma lei com a qual discordava. Mas aí que está a questão-chave: O GOVERNO ESTÁ CONTRA POR QUÊ? E é aí que reside a verdadeira derrota do governo: O GOVERNO FOI SEQUESTRADO POR INTERESSES ANTIPOPULARES. Talvez, são esses os momentos em que percebemos a diferença entre a Dilma e o Lula. O lulopetismo é essencialmente um regime populista. Isso significa que os atos do governo e suas repercussões TÊM DE SER PERCEBIDAS PELA SOCIEDADE DE MANEIRA POSITIVA SEMPRE. Acontece que nem a mídia chapa branca vai poder apagar o impacto negativo que terá o comportamento do governo nesse episódio, pois AFETARÁ NEGATIVAMENTE E DIRETAMENT MILHÕES DE PEQUENOS AGRICULTORES. No final das contas, o governo terá agradado à alguns gatos pingados (ambientalistas extremistas e ongistas), mas terá ultrajado milhões de eleitores. Isso é salto alto. Vão pagar nas urnas. Deveriam ter escutado a sua base aliada.

Do ponto de vista DO CONTROLE ABSOLUTO QUE O GOVERNO QUIS TER SOBRE O LEGISLATIVO, tratou-se de uma derrota. Esperava-se que, com tamanha maioria no parlamento brasileiro, o governo FARIA O QUE QUISESSE. Entretanto, depararam-se com uma "base aliada" COMPLETAMENTE REBELDE E INDEPENDENTE. Tiveram que retirar o projeto para evitar a derrota no plenário, sua única opção para evitar uma derrota que NEM DEVERIA SER COGITADA. No mesmo espírito desse raciocínio, tiveram que recorrer a UM GOLPE na constituição VIA STF para promover uma mudança constitucional sobre a união estável QUE NÃO CONSEGUIRIAM PASSAR NO CONGRESSO, apesar de teoricamente, mais uma vez, terem maioria para isso.

Vai ser interessante ver o impacto disso tudo em 2012. BASTA A OPOSIÇÃO BATER NESSAS TECLAS, CANALISAR A INSASTISFAÇÃO POPULAR E TRANSFORMÁ-LA EM VOTOS!  Com a oposição que temos, é aí que mora o perigo...  .


DERROTADO PELO POVO EM 2012 E 2014?

Nenhum comentário:

Postar um comentário