Um blog destinado à luta contra a instauração de uma nova ditadura no Brasil







sábado, 1 de janeiro de 2011

HERANÇA MALDITA DO LULA 4 : País gasta em juros o dobro do que em educação e saúde

O BRASIL CONTINUA A SER SUGADO PELO GRANDE CAPITAL INTERNCIONAL: FRACASSO DO LULA


Incluo, nessa postagem, mais dados referentes a uma das heranças malditas do governo Lula: A enorme dívida pública cujo resultado é o título deste artigo da Tribuna da Imprensa.
TRIBUNA DA IMPRENSA
terça-feira, 23 de novembro de 2010 | 05:01
Pedro do Coutto
O Globo publicou na edição de segunda-feira reportagem de Regina Alvarez sobre a quase nula evolução dos gastos públicos com Educação e Saúde, em confronto com o aumento geral das despesas, ao longo dos períodos do governo Lula. Perfeito, a edição está certa como forma de identificar um desequilíbrio de prioridades. O alvo, porém, nem tanto. A matéria incluindo opiniões de especialistas nas duas áreas essenciais à vida humana, professores Mozart Neves Ramos e Magda Scherer, coteja os recursos destinados ao MEC e MS com as despesas com o funcionalismo civil e militar (rubrica de pessoal) e com os investimentos oficiais.

Primeiro engano. Investimento é uma coisa, custeio é outra. Segundo equívoco: os gastos com Saúde e Educação têm que ser vistos dentro do panorama orçamentário. Em terceiro lugar, o cotejo mais impressionante deve balizar as obrigações fundamentais do governo com o desembolso anual com os juros pagos pela rolagem da dívida interna. Sugiro a Regina Alvarez a leitura das páginas  5 e 51 do Diário Oficial de 30 se setembro deste ano.

Na página 5 vai verificar que o montante da dívida interna atinge a 2 trilhões e 200 bilhões de reais. Na página 51 verificará que a verba destinada à Educação, este ano, é de apenas 54,8 bilhões de reais, enquanto a remetida à Saúde é ligeiramente superior: 65,4 bilhões. Ambas insuficientes para os encargos que pesam sobre os dois setores. Com isso, constatamos que as despesas com juros superam de muito as duas outras somadas. É só aplicar juros anuais de 10,75% sobre 2,2 trilhões de reais. E confrontar. (nota do blogueiro- eu fiz o cálculo e o resultado é 256,5 bilhões)

RESUMO

VERBAS DESTINADAS EM 2010 PARA A SAÚDE E EDUCAÇÃO: R$ 120 bilhões (para serem distriuidos entre 190 milhões de brasileiros!

DESPESA COM JUROS : 256,5 bilhões (tudo isso é para uma dúzia de banqueiros, colegas contribuintes!)

O montante da dívida interna atinge a 2 trilhões e 200 bilhões de reais

Nenhum comentário:

Postar um comentário