Um blog destinado à luta contra a instauração de uma nova ditadura no Brasil







sábado, 22 de janeiro de 2011

Democracia em ação. Ou: Fazendo a coisa certa

PARA QUE VOS PAGAMOS E VOS ELEGEMOS?


José Serra recebeu quarenta e quatro milhões de votos. Isso significa que a oposição os recebeu. Ora bolas, cabe perguntar: onde está a oposição? Talvez os agentes da nossa jovem democracia não tenham entendido ainda que a oposição faz parte de um governo democrático.

Ela ajuda a corrigir os erros e defeitos da situação. Ela exerce uma função de monitoramento e avalia constantemente as ações do executivo à luz da constituição.  Não se trata de comparar a oposição com um simples juiz de futebol, pois suas responsabilidades são infinitamente mais complexas e importantes. Igualmente, sua omissão é proporcionalmente, tremendamente, mais grave.

O que Lula e o PT não entenderam é que a tentativa de extirpar a oposição da política é um crime contra a democracia.  É nesse ponto precisamente que, no que se refere aos apedeutas do PT e seus asseclas, a falta de estudo e entendimento da história da democracia mostra sua cara fatal.  É exigir demais para as cabecinhas revolucionárias entenderem a importância e o beneficio da existência de uma oposição.  Quando nas suas cabeças, só existem cenas de paredão em cuba e reuniões do Soviét Supremo, a coexistência democrática se torna realmente incompatível com sua visão de poder.

Nesse sentido, Lula é um criminoso porque usou o peso, prestigio e poder da presidência para distorcer as disputas eleitorais para o Congresso Nacional nos estados, pessoalmente impedindo vários deputados e senadores da oposição de se reelegerem. Ele deveria estar cumprindo pena de prisão neste momento. Mas nossa democracia ainda é jovem...

Mas voltando à questão da oposição, seu aspecto mais notável neste começo de governo Dilma é sua ausência. É compreensível e louvável que não queiram fazer o tipo de oposição destrutiva e kamikaze que o PT fazia, do quanto pior para o Brasil, melhor para o PT, por ter o que usar como armas eleitorais. Certamente, deve-se evitar esse tipo de oposição odiosa, maligna e infantil que o PT fazia quando era oposição. Mas porque o oito ou oitenta? Precisa sumir do noticiário para se dizer responsável? Parece mais como preguiça.

Temos em dois meses de governo Dilmula, deficiências claras que precisam ser corrigidas: falta de procedimento para desastres ambientais, novo mensalão usando cargos como moeda, rombo de quinhentos milhões na FUNASA, falhas no programa "minha casa minha vida", e por aí vai...

A voz solitária de José Serra serve como alívio para os que acreditam na democracia e de alerta para a oposição preguiçosa e sonolenta: ACCORDEM, MILHOES DE ELEITORES EXIGEM UM OPOSIÇÃO VIGOROSA A ESTA VERGONHA QUE ESTÁ AÍ, COLOCADA POR UM MEGLÓMANO QUE ACREDITA QUE É A "ENCARNAÇÃO DO POVO" E QUE NA VENEZUELA TEM "DEMOCRACIA ATÉ DEMAIS"!

Por enquanto José Serra aparece como o candidato natural da oposição, viu Aécio? E os Democratas, único partido de direita viável que resta? Esses ainda não saíram da UTI...

Nenhum comentário:

Postar um comentário