Um blog destinado à luta contra a instauração de uma nova ditadura no Brasil







sábado, 11 de dezembro de 2010

Brasileiros lidando com uma tragédia chamada governo Lula/Dilma (Dilmula)

O Modelo de Kübler-Ross propõe uma descrição de cinco estágios discretos pelo qual as pessoas passam ao lidar com a perda, o luto e a tragédia. Segundo esse modelo, pacientes com doenças terminais passam por esses estágios.
O modelo foi proposto por Elisabeth Kübler-Ross em seu livro On Death and Dying, publicado em 1969. Os estágios se popularizaram e são conhecidos como Os Cinco Estágios do Luto (ou da Dor da Morte, ou da Perspectiva da Morte).

Os estágios são:
  1. Negação e Isolamento: "Isso não pode estar acontecendo."
  2. Cólera (Raiva): "Por que eu? Não é justo."
  3. Negociação: "Me deixe viver apenas até meus filhos crescerem."
  4. Depressão: "Estou tão triste. Por que se preocupar com qualquer coisa?"
  5. Aceitação: "Tudo vai acabar bem."
Quais devem ser os efeitos psicológicos de viver constantemente em estado de luto? O Brasil, nesse sentido, é um paraíso para pesquisadores de psicologia.

Todos os dias, ao nos depararmos com a morte de familiares, amigos ou simplesmente concidadãos nas mãos de criminosos que provavelmente ficarão impunes, que impacto sentimos? Deve ser no mínimo o estagio quatro, depressão. Enquanto isso, o governo Dilmula dá prioridade a adiantar legislação para acabar com a liberdade de opinião e imprensa.

E na hora de uma necessidade médica? Qual é o impacto da fila interminável do SUS, do sofrimento sem cura, da piora da condição por infecção hospitalar? Imagino que seja o estágio dois, Raiva. Enquanto isso, o governo Dilmula vai aumentando a carga tributária para tornar mais difícil o pagamento de um plano de seguro privado. 

E o sentimento de milhões de alunos que sentem que estão ficando para trás na sua educação, vendo seu futuro ser seriamente comprometido? Deve ser o estágio quatro,  negociação: "Me deixe sobreviver a este pesadelo apenas até eu poder fugir deste país." Enquanto isso, o governo Dilmula vai confirmando a permanência do ministro Haddad "pior que tá não fica", e a UNE continua aparelhada.

Os pesquisadores chegariam à conclusão que os milhões que votaram na Dilma já chegaram ao estágio cinco, aceitação, e chegaram a seguinte conclusão científica: bastam oito anos para chegar lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário