Um blog destinado à luta contra a instauração de uma nova ditadura no Brasil







segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O tema complicado do salário mínimo. Ou: A HERANÇA MALDITA DO LULA

A inflação acumulada de 2010, medida pelo  IPC-S fechou em 6.24 %. O aumento do salário mínimo proposto pelo governo é de 6.7%, pois passará de R$ 510 a R$ 545. O que isso significa para os assalariados do Brasil? Por que foi esse o valor proposto pelo ? Que tal algumas respostas?

O que se pode constatar logo de cara é que o valor  que o poder executivo* está propondo é apenas uma reposição da perda que sofreu, no ano passado, o poder de compra do salário mínimo. Isso significa que em dezembro de 2011, o mínimo terá sido corroído pela inflação que teremos ao longo do ano. Isso se chama ARROCHO SALARIAL.

Esse valor foi proposto por duas razões: o executivo está gastando mais do que pode e a economia está sobre aquecida, o que provoca a alta da inflação.

Qual foi a responsabilidade da administração petista nessa situação? Com a organização da economia promovida pelas reformas da administração tucana e o cenário econômico internacional que tivemos até 2009, o governo do Lula acabou com muito dinheiro em caixa para administrar.

Ao invés de poupar e investir na produção (com incentivos fiscais e credito para a industria), o que aumentaria de fato a riqueza a ser distribuída sem causar inflação, o molusco imbecil  preferiu inchar a maquina estatal e alavancar indiscriminadamente o salário mínimo, alimentando sua popularidade e possibilitando seu projeto marxista de permanência indefinida no poder ( eleição da poste), porém gerando custos e aumento da dívida pública, além de colocar pressão na demanda sem aumentar a oferta de bens na economia (o que causa inflação).

* (o Congresso Nacional também é um dos três poderes do "governo" e nesse sentido a oposição também está "no governo") 

Nenhum comentário:

Postar um comentário