Um blog destinado à luta contra a instauração de uma nova ditadura no Brasil







sábado, 18 de dezembro de 2010

O que significam cultura e participação política ?

Do Estado de São Paulo
O Brasil ficou com uma nota geral de 7,12, enquanto em 2008 havia ficado com 7,38. O País recebeu notas elevadas em processo eleitoral e pluralismo (9,58), liberdades civis (9,12) e funcionamento do governo (7,50), mas se saiu mal em participação política (5,0) e cultura política (4,38).

COMENTO
O Brasil caiu para 47° no ranking de democracia de um instituto respeitado de pesquisas, o "The Economist Intelligence Unit". Se levássemos em consideração os itens "processo eleitoral e pluralismo", "liberdades civis" e "funcionamento do governo", o Brasil teria obtido uma nota de 8,73, resultado que nos colocaria na excelente posição de 13° entre 167 países.

Duas questões devem ser abordadas e estudadas. A primeira questão é mais imediata e conjuntural: por que o Brasil obteve uma nota pior em relação a 2008?

A segunda questão é mais fundamental e estrutural: do que se trata exatamente os itens participação e cultura política, que fazem o Brasil despencar 34 posições?

Não tratarei da resposta da primeira questão por enquanto, a segunda questão é bem mais vital para o futuro deste país. Entretanto, nenhum veículo da mídia fez uma análise desta questão crucial para o Brasil. Por isso eu fui para o site da "The economist Intelligence Unit" e traduzi a explicação dos itens que afetam de maneira grave a nossa democracia. O fato de que um blogueiro solitário tem de fazer isso já explica muito. 


Tradução da explicação dos itens participação política e cultura política, do "The economist intelligence Unit":
A democracia é mais do que a soma de suas instituições. Uma cultura democrática também é crucial para a legitimidade, sustentabilidade e bom funcionamento da democracia.
Uma cultura de passividade e apatia, cidadãos obedientes e dóceis, não são consistentes com a democracia.
O processo eleitoral periodicamente divide a população em ganhadores e perdedores. Uma cultura democrática de sucesso dá a entender que os partidos perdedores e os o que os apoiam aceitem a decisão do eleitorado e permitem uma alternância pacifica de poder.
A participação também é um componente necessário, uma vez que apatia e abstenção são inimigas da democracia. Mesmo medições que focam predominantemente nos processos de democracia liberal e representativa incluem (mesmo que de maneira inadequada ou insuficiente) alguns aspectos de participação.
Numa democracia, o governo é somente um elemento no tecido social de múltiplas e variadas instituições, organizações políticas e associações. Cidadãos não podem ser obrigados a participar do processo político e eles são livres para expressar sua insatisfação não participando.
Entretanto, uma democracia saudável requer a participação ativa e de iniciativa própria dos cidadãos.
Democracias prosperam quando cidadãos estão dispostos a participar do debate público, eleger representantes e se afiliarem a partidos políticos. Sem esta larga participação sustentadora, a democracia começa a morrer e se torna o domínio de pequenos e seletos grupos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário