Um blog destinado à luta contra a instauração de uma nova ditadura no Brasil







quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Os Silva na casa grande e o povo na senzala


CHICA DA SILVA

LULA DA SILVA
















Temos aqui dois personagens que têm mais em comum do que o fato de serem brasileiros de origem pobre que chegaram a uma posição de poder.  Há também diferenças óbvias entre os dois (só posso falar por mim, eu não encararia o barbudo, mas a Chica...).


Chica da silva, nascida escrava, logo que foi alforriada, passou a ser dona de vários escravos, adotando a postura do seus antigos donos.


Lula da Silva, logo que chegou à presidência, também adotou a postura do mestre,do governante tipo brasileiro, que com raras exceções, é caracterizada pelos piores vícios que o poder tende a trazer, como o populismo, ganância, autoritarismo que tende ao absolutismo, arrogância e endeusamento.


Chica da Silva passou a frequentar e querer agradar a seus antigos mestres brancos, de quem dependia para manter sua nova posição adquirida.


 Lula da Silva passou a agradar seus antigos mestres, nossos mestres atuais, Sarney, Fernando Collor, os banqueiros e industriais.


Moral da história : Em épocas de escravidão, os alforriados, quando viram mestres, realmente viram mestres. A única grande diferença entre Chica e Lula, é que Chica nunca negou este fato. Chica, ao menos, era honesta. Se o Lula fosse assim, o povo teria mais noção da realidade: não é porque um escravo chega a ser mestre que os outros escravos deixam de ser escravos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário