Um blog destinado à luta contra a instauração de uma nova ditadura no Brasil







segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Algo extraordinário para acordarmos

27 horas depois que eu postei um chamado para um debate sobre um tema especificamente crucial para o Brasil, e divulguei o chamado em áreas de comentários de blogs e jornais, obtive apenas dois comentários. Justamente sobre o tema de como, segundo um ranking internacional, o Brasil sofre de cultura e participação politica inconsistentes com a democracia. É um tantinho decepcionante? É sim, mas há espaço para a semente crescer. Iremos desistir? Nunca, pois aí é que está o segredo da mudança de cultura, começa com um, depois dois.... . De qualquer maneira, farei uma síntese dos dois comentários que recebemos:

1: Comentário anónimo: Temos que encontrar um jeito de fazer com que as ideias e opiniões do cidadão comum tenham mais exposição e força. Talvez algo como uma caixa de sugestões padronizada que pudesse ter alguma ressonância na mídia!

2: Comentário anónimo: Ninguém foi para as ruas protestar contra o reajuste exorbitante dos parlamentares. NINGUÉM. Acho que a democracia no Brasil se esvai porque o povo também é fraco e despolitizado. Vejamos a onde de protestos na Europa, em contrapartida. Precisamos de algo extraordinário para acordarmos?

O primeiro comentário sugere uma ação construtiva. Ele concorda que existe um problema de cultura e participação política e já parte para uma ideia que poderá um dia ajudar a mudar a situação. É uma ideia que certamente merece futura consideração e eventualmente, concretização.

O segundo comentário também concorda com a existência do problema. Ele dá como exemplo a completa falta de reação popular para protestar contra o reajuste exorbitante dos parlamentares e faz uma comparação com os protestos na Europa. Em seguida ele faz uma pergunta interessante, se precisamos de algo extraordinário para acordarmos.

Apesar de serem apenas dois comentários, trata-se de um processo que, se for contínuo, provavelmente levará a respostas e conclusões que poderão desaguar numa solução no longo termo. Talvez o fato extraordinário ao qual se refere o comentário número dois é que aqui e agora pelo menos, a cultura e participação política ficaram um pouquinho mais ativa, menos apática, menos dócil. O valor e a força que têm estes dois solitários comentários são somente mais subestimados do que poderosos.

Isso aqui vai continuar e crescer. Porque eu quero e porque muitas pessoas querem também. O próximo passo virá em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário